sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Assunto: Os dias de hoje

Eu não me dou muito bom com contas, mas nos três segundos que demorei a escrever o título desta mensagem foram enviadas, em todo o mundo, cerca de 600 mil sms's. Pois é. Um estudo não sei do quê, feito não sei por quem, diz que por segundo, em todo o mundo, são enviadas 200 mil mensagens de telemóvel.
A mim mete-me medo. Principalmente se pensar que envio por dia, no máximo umas vinte mensagens. E há dias em que nem uma envio. Fins-de-semana normais - sem combinações exigentes - o meu pobre telefone é capaz de ter uma média de 15 sms's nos dois dias. E volto ao começo deste parágrafo: mete-me medo! Primeiro porque demonstra o quão desinteressante a minha vida pode ser. (Ou então não. Porque uma vida cheia de sms, também não me parece muito apelativa...). Depois, porque demonstra o quão excluído estou do mundo a nível tecnológico: não bastava não ter Facebook, ter só um telefone, ter só um computador que é portátil, mas tem um risco ao meio, não funciona se não estiver ligado à ficha e não sai do mesmo sítio há pelo menos três anos; ter o mesmo número de telefone para aí desde o 10.º ano, não ter DVD em casa (nem no jardim!)... And so on.
Pois que enquanto aqui estou já foram enviadas dezenas de milhares de milhões de mensagens de um telemóvel para outro. E o meu não tocou uma única vez. Uff! Ao menos isso.
Enfim. São os dias de hoje. A tecnologia no seu melhor. Ou então não. Porque o melhor da Ciência e da Tecnologia foi esta semana, num hospital lá para os States terem removido um tumor exterior que tornou conhecido o «homem do Rossio», no total pesava mais de cinco quilos e agora aquele que viveu toda a sua vida sem rosto, poderá viver, pelo menos, com menos olhares de medo e nojo. É a Ciência. E a Medicina. É melhor pensar nisto do que naquela quantidade gigantesca de sms's. MEDO!
Com um adeus sentido, meu país. Através deste blogue, que sempre poupa os dedos e os botões duros das teclas do telemóvel, porque dedos para sms'a vão custar uma fortuna daqui a uns anos, de tão gastos que os do mundo de hoje vão estar!...

1 comentário:

  1. eu contribuo bastante para essas 200 mil mensagens por segundo :P
    em relação à tânia ter descoberto o teu blogue... acredito que tenha vindo ao meu e resolveu ver os meus comentários... e calculou que fosse o teu!
    Sim vou começar pelas relações públicas. Eu gosto :D
    Acho uma óptima ideia seguires em frente com a segunda licenciatura em comunicação... se precisares de umas ajudinhas ;)
    Gostei de te ver! Um abraço enorme ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar